Imobiliária: o que é e para que serve?

Imobiliária é a empresa responsável por mediar a compra, venda, locação e administração de imóveis. Sua principal função é intermediar a relação entre clientes, proprietários e instituições bancárias para garantir maior segurança e agilidade nas transações.

Os corretores, profissionais mais relevantes dentro das imobiliárias, realizam o atendimento ao cliente oferecendo consultoria especializada. Além disso, favorecem a negociação do imóvel buscando fechar acordos que satisfaçam os interesses de ambas as partes, cliente e proprietário.

A imobiliária é a sua melhor opção na hora de adquirir ou alugar um imóvel. Continue lendo o post e entenda melhor o que uma imobiliária faz e porque ela é tão importante. Confira!

O que a imobiliária faz?

A imobiliária cuida de todo o processo de venda de um imóvel, desde sua angariação – processo pelo qual adquire o direito de comercializar esse bem – até a entrega das chaves ao novo proprietário.

Mesmo antes de o imóvel estar disponível para a venda ou locação, a imobiliária já está presente. Profissionais credenciados realizam a avaliação do imóvel levando em conta uma série de fatores, como metragem, acabamentos e localização para estabelecer um valor adequado.

A divulgação de imóveis em portais imobiliários e redes sociais é outra função dessa empresa. Uma das mais importantes, inclusive, pois é dessa forma que quem está em busca de um novo lar encontra sua casa dos sonhos e a consultoria de que precisa para fazer um bom negócio.

A parte burocrática também fica por conta da imobiliária que responsabiliza-se pelos procedimentos legais e pela documentação necessários para fechar a compra. Além dos encargos bancários assumidos pelo correspondente.

info

Por que é mais seguro comprar com a imobiliária?

Muita gente pensa que comprando direto com o proprietário irão economizar. O que essas pessoas esquecem é de considerar o risco em realizar uma transação tão grande sem envolver profissionais no assunto. Por isso, a imobiliária existe e é tão importante, ela oferece especialistas que garantem segurança na compra, venda e aluguel de imóveis.

Ao comprar ou alugar por intermédio da imobiliária, tanto o comprador quanto o proprietário tem certeza de que imóvel está sendo vendido ou alugado por um preço justo. Afinal, é um profissional credenciado que estabelece o valor baseando-se em aspectos concretos.

Outra vantagem de envolver a imobiliária na compra ou aluguel de um imóvel é que será ela a responsável por todo processo burocrático. Toda documentação e os procedimentos bancários são de responsabilidade dessa empresa, a qual garante que não há nenhuma irregularidade antes de finalizar a venda ou locação.

info2

Quais são as facilidades que a imobiliária oferece?

Além da segurança e do preço justo, a imobiliária também é uma facilitadora do processo de compra. Tanto para o comprador quanto para o proprietário do imóvel. O proprietário não precisa se incomodar em anunciar o imóvel, agendar visitas, negociar com clientes, correr atrás de cartórios e bancos, etc. Tudo isso é assumido pela imobiliária.

O comprador, por sua vez, deve apenas informar ao corretor quais são suas preferências, fornecer informações de renda e escolher o melhor horário para visitar os imóveis de seu interesse. Enquanto isso, o corretor fica responsável por selecionar as opções de imóvel que estão dentro do perfil e da faixa de preço do cliente.

Quando fecha a compra, é o correspondente bancário que realiza todo procedimento junto ao banco. O cliente comparece a agência apenas para assinar o contrato de financiamento e, a partir daí, já tem seu novo imóvel.

 

Ficou com alguma dúvida sobre o papel da imobiliária? Deixe um comentário e nós esclarecemos para você!