Descubra quais são as suas prioridades ao comprar um imóvel!

Uma dificuldade enfrentada por muitos de nossos clientes e que atrasa a conquista do seu imóvel dos sonhos é falta de prioridades. Algumas pessoas querem comprar um imóvel para sair do aluguel ou da casa dos pais, mas não sabe o que realmente procura num novo lar. Já outras tem tantas exigências que seu imóvel dos sonhos não existe no mercado.

Para não cair nessa cilada da indecisão e acabar perdendo oportunidades é preciso saber o que quer, o que é indispensável e o que pode ser negociado. Conhecer suas possibilidades e limites de negociação garante que você não seja enganado nem perca tempo com detalhes sem importância.

Então, como fazer essa descoberta? É isso que você aprende no post do hoje. Continue a leitura para aprender a definir prioridades de compra e o seu imóvel ideal!

Como descobrir o que você realmente precisa?

Existem imóveis lindos por aí, com acabamentos de alto padrão, inúmeros cômodos, super bem localizados e com todo tipo de facilidades que você pode imaginar. Eles não são o seu ponto de partida para descobrir o seu imóvel ideal!

Por mais que chamem muita atenção e alguns até ofereçam boas condições de compra comece pelo básico. Afinal, são os itens essenciais que irão separar o imóvel com o qual você fantasia daquele que você realmente precisa e pode comprar. Confira alguns itens essenciais para ficar de olho:

06

Localização

A localização é um dos itens mais importantes na procura pelo seu imóvel ideal. Defina bairros de preferência baseado no seu dia a dia e da sua família. Escolha opções que sejam de fácil acesso para o seu trabalho e para a escola dos filhos, por exemplo.

Quem pretende começar uma faculdade, um curso de inglês, academia ou qualquer atividade que exigem deslocamento constante também deve estar atento a infraestrutura da região.

Um cuidado que você deve ter é o de não descartar um imóvel sem antes conhecer a localização de verdade. Nenhum bairro 100% bom ou ruim para morar, tudo depende de onde fica o imóvel dentro desse bairro. Por isso, realize uma visita, conheça a região e seus acessos.

50

Tipo do Imóvel

Descobrir qual é o melhor tipo de imóvel para você também é decisivo, além de evitar que você perca tempo ou se frustre. Neste caso, você precisa prestar atenção as facilidades que cada opção tem a oferecer.

O apartamento é de longe o tipo mais procurado. Ele oferece mais segurança, preços mais acessíveis e melhores condições de aquisição do que qualquer outro tipo de imóvel. Muitos condomínios também oferecem uma infraestrutura tão completa que compensam alguns problemas de localização.

Casas e sobrados são opções muito buscadas por oferecerem área externa e uma melhor separação entre os ambientes social e privativo. Por outro lado, possuem valores maiores e condições de compra mais restritas. Esses tipos são mais indicados para quem já possui um imóvel e está procurando algo maior ou tem condições de arcar com esses valores.

46

Características do Imóvel

Outros detalhes fundamentais são as características do imóvel. Quantidade de quartos e vagas de garagem, por exemplo, são essenciais para acomodar sua família com conforto. Para não fugir do que é realmente necessário, no entanto, prenda-se ao mínimo.

Você realmente precisa de um quarto extra para transformar em escritório? A vaga dupla é fundamental ou apenas uma facilidade a mais? E a sacada com churrasqueira, será o que condomínio não oferece salão de festas? Pense bem!

A pegadinha aqui é a metragem. Não se prenda a valores de metragens na compra do imóvel. O mais importante é a planta, ou seja, como o espaço está sendo aproveitado. Por isso vale a pena visitar um decorado e descobrir como utilizar o espaço disponível. Uma informação que apenas com o valor da metragem é inacessível.

Como ampliar seu leque de opções na hora da compra?

Definir prioridades é importante, mas isso não significa que você precisa comprar apenas o básico do básico. É possível escolher alguns diferenciais que você acha importante e torna-los parte da negociação na busca pelo imóvel dos sonhos.

Se você quer, por exemplo, sacada com churrasqueira no seu apartamento tem duas opções. Uma é optar por um apartamento com churrasqueira em um condomínio com menos estrutura. Outra possibilidade é encontrar um condomínio com salão de festas que pode, inclusive, acomodar melhor seus amigos e família.

Veja outro exemplo: ao invés de comprar um imóvel mais caro com um quarto a mais para transformar em escritório, aposte em condomínio com espaço coworking. Assim você tem o espaço que precisa para trabalhar sem sair de casa e não gasta a mais por isso.

Quer morar em uma casa, mas sua renda só cobre um apartamento? Por que, então, não apostar em um apartamento com Garden? Esse imóvel oferece toda segurança e comodidade de um apartamento e ainda o espaço externo privativo de uma casa.

Como garantir a satisfação na compra de um imóvel?

Todos esses exemplos são meios-termos que permitem conquistar o que você quer sem aumentar o valor do imóvel ou ficar de mãos abanando. É uma forma de unir o que você quer ao que você pode sem perda de tempo ou frustração.

Caso ache que algum diferencial é muito importante, mas está frustrando sua tentativa de comprar um imóvel basta pensar no que vale mais à pena. Por exemplo, você quer um apartamento com suíte, mas na região que você precisa o valor desse tipo de imóvel é muito alto para você.

É melhor esperar e melhorar suas condições para comprar o apartamento com suíte ou conquistar seu apartamento agora mesmo e abdicar desse diferencial? Ao questionar-se sobre o que é mais importante, você conseguirá definir qual é o seu imóvel ideal e quais são suas prioridades. Assim, terá muito mais chances de fechar a compra e ficar satisfeito com ela.

 

Ainda precisa de ajuda? Fale com um de nossos consultores sem compromisso!

01. Consultores