6 + 1 decorações de parede para inovar no estilo da sua casa!

As paredes são o que realmente formam o nosso lar. Então por que será que esse espaço sempre acaba sendo deixado meio de lado na hora da decoração? Bom, não importa, pois hoje você vai aprender como valorizar toda e qualquer parede da sua casa sem muito trabalho ou investimento.

Separamos 6 opções de decoração de parede que são tendências e podem ser aplicadas das mais diversas maneiras para criar uma atmosfera única no seu lar. Confira!

1.    Fotos

As fotos são objetos de decoração bem clássicos, mas é possível usá-las nas paredes de formas inovadoras para modernizar o ambiente. A dica é sair do comum, deixar os porta-retratos de lado e apostar em montagens mais divertidas.

Use fios e barbantes para montar um “varal de memórias” ou uma sequência de fotos suspensas. Também é possível colar as fotos direto na parede, cobrindo todo espaço com elas, quase como um papel de parede personalizado. Outra opção é criar padrões geométricos com o conjunto de imagens adaptando-os ao espaço disponível.

Uma última dica para que essa decoração fique coerente é tirar um tempo para selecionar quais fotos usar. Para ter um guia você pode escolher um tema, como “família”, “amigos”, “viagens”, “casa”, etc. Assim fica mais fácil decidir onde e como organizar as imagens.

Fotos

2.    Luzes

A iluminação é essencial para criar o clima da casa e pode ser utilizada nas paredes para trazer uma sensação de aconchego e inovação. Ela é mais comum nos acabamentos do teto, mas também pode ser usada na decoração das paredes de maneiras bem diferentes.

A primeira dica é apostar em fios de luzes, pode até aproveitar a decoração de Natal. Essa opção é barata, fácil de encontrar e instalar, além de consumir pouca energia. Você pode simplesmente fazer uma cascata de luzes pela parede ou restringir a iluminação em uma moldura.

Os abajures de parede também são opções de decoração com luzes que enriquecem qualquer cantinho sem graça. A recomendação, neste caso, é fugir do usual e apostar nas versões mais descoladas que o design pode oferecer.

Luzes

3.    Adesivos

De longe, a decoração de parede mais prática, versável e fácil de aplicar são os adesivos. Eles vêm em inúmeros formatos e cores, alguns com texturas e agregam muito em qualquer parede quando bem utilizados.

A principal dica para essa decoração é escolher um adesivo que tenha um tamanho adequado ao espaço. Caso ele seja muito pequeno ou muito grande pode causar um efeito ruim. O ambiente pode parecer infantil ou a decoração que amplia o ambiente será desvalorizada causando o efeito oposto.

Escolha um adesivo que tenha a ver com o ambiente e transmita a personalidade de quem mora ali. Planeje sua colocação para que essa decoração de parede converse também com os outros elementos do cômodo, como móveis e acabamentos.

Adesivos

4.    Pratos

Pratos decorativos são usados há muito tempo nas cozinhas trazendo um toque familiar e alegue a este ambiente. Atualmente, esse mesmo objeto pode ser usado para decorar as paredes da casa toda e compor verdadeiras obras de arte.

Saia do padrão vovó e aposte em montagens orgânicas, nada de fazer uma fileira de pratos na parede. Escolha uma paleta de cores que complemente a pintura e o resto da decoração para que o resultado final fique harmônico.

E lembre-se: nem todos os pratos são redondos. Aposte em combinações com louças de outros formatos, desde que tenha a ver com o tema geral da sua decoração e não atrapalhe a composição dos outros objetos.

Pratos

5.    Lousa

A tinta lousa é uma queridinha da decoração contemporânea por ser divertida, útil e combinar com diversos ambientes. Essa também é uma boa opção para quem quer incorporar uma parede preta na decoração sem deixar o ambiente muito pesado.

Sua maior vantagem é a personalização, pois você pode mudar a decoração da parede sempre que quiser. É pegar um pano úmido, apagar e atualizar o ambiente como quiser. Essa parede também pode assumir funções muito úteis, como um lugar para lista de compras, atividades de semana ou recadinhos entre os membros da família.

É possível escrever frases, fazer desenhos, utilizar diversas cores e criar composições que interagem com o resto do ambiente. É divertido, útil e versátil como todo mundo gosta e certamente vai acrescentar muito carisma na sua decoração.

Lousa

6.    Tijolos

Expor os tijolos e fazer deles uma parte viva da casa e da decoração é uma técnica clássica que, de modo geral, tem uma pegada underground. Mais recentemente essa técnica foi reformulada e agora esse tipo de decoração de parede pode ser usada para deixar o ambiente mais sofisticado, alegre ou aconchegante.

Para fazer uma parede de tijolos há muitas possibilidades. Você pode aplicar azulejos com esse padrão ou até materiais mais fáceis de manipular e instalar que já estão disponíveis no mercado. Quem está a procura de um novo lar pode encontrar imóveis que já vem com esse efeito e aproveitar a pré-decoração como brinde na hora da compra.

O efeito que essa decoração de parede vai trazer depende de como você utiliza ela. Qual padrão de tijolos escolheu e como vai combinar essa parede com o resto da decoração. Essa é a opção que mais depende do resto do cômodo para compor o estilo da casa.

Tijolo

6 + 1. Combinações

E a nossa dica extra é não se restringir a uma única técnica, mas unir duas ou mais para criar uma decoração de parede surpreendente e realmente personalizada. É uma forma de conseguir um estilo só de forma prática, inteligente e sem gastar muito.

O cuidado que você deve ter é para não exagerar. Uma parede muito carregada pode prejudicar o ambiente e tenha sempre em mente que a decoração é um conjunto. É preciso considerar móveis e outros objetos do cômodo como parte da composição final. Assim, você conseguirá um resultado harmônico e único.

Combinações

 

Qual ambiente você quer decorar?

Responda nos comentários e nós ensinamos você a fazer!