Tipos de Imóveis: conheça cada um deles e descubra qual você vai comprar!

A primeira pergunta que qualquer corretor vai fazer para você é: qual é o tipo de imóvel você procura? Isso é óbvio, afinal a resposta para essa pergunta diz muito sobre o perfil do cliente. Além de influenciar diretamente no leque de opções disponíveis para ele, como valor, localização, facilidades de aquisição, entre outras.

O que muita gente não sabe é a importância de definir o tipo de imóvel que se quer comprar antes de sair à procura de opções. Há algumas diferenças marcantes entre eles que podem facilitar ou dificultar a compra. Por isso, definir o tipo ideal para você deve uma prioridade ao comprar um imóvel.

O post de hoje vai ajudar você com isso! Conheça os principais tipos de imóveis disponíveis no mercado, suas características e o perfil de quem compra. Continue a leitura!

Apartamento

APTO.png

O apartamento é o tipo de imóvel que possui mais variedades e facilidades de compra. Por isso, é um sucesso de vendas e também o mais procurado pelos clientes. Sua principal característica é estar localizado em um prédio e, consequentemente, em um condomínio. Vantagens como segurança e privacidade são os seus maiores atrativos.

Em relação a compra, o apartamento é o que oferece maior possibilidade de fechar negócio. É possível comprar na planta, novo ou usado, todos podem ser financiados e muitos oferecem entrada facilitada ou descontos na documentação. Também são o tipo de imóvel com melhor custo/benefício em relação a metragem, localização e infraestrutura.

Essas características fazem do apartamento o favorito entre quem está à procura do primeiro imóvel. Geralmente pessoas mais jovens, solteiros ou casais sem filhos em início de carreira e que precisam desses facilitadores para conseguir comprar. Por outro lado, essa é apenas uma média já que existem apartamentos de vários tipos e padrões para atender todos os públicos.

Casa

CASA

A casa é um imóvel térreo, com apenas um pavimento, que pode ou não estar em condomínio fechado. O que mais gera interesse nos clientes é o terreno externo, uma garagem maior, um quintal, a possibilidade de uma área gourmet mais confortável. A metragem da construção em si também costuma ser maior do que a de um apartamento, por exemplo.

A maior dificuldade em adquirir uma casa é que nem todas podem ser financiadas e dificilmente o cliente possui um valor à vista disponível. As condições de compra, no geral, são mais restritas também e o valor do imóvel mais alto. É preciso oferecer uma média de 30% do preço como entrada e isso é um impeditivo para muitos clientes.

Por isso, para comprar uma casa própria é preciso preparação financeira e isso diz muito sobre o perfil do cliente que compra. Geralmente, são pessoas mais maduras, que possuem alguma reserva financeira e estão à procura do segundo imóvel. Vale lembrar, no entanto, que existem casas em condomínio oferecendo todas as vantagens desse tipo de imóvel com condições de compra mais acessíveis.

Sobrado

SOBRADO

O sobrado é qualquer imóvel que possua mais de um andar e não esteja dentro de um prédio. A maioria é dividida entre um pavimento social com sala e cozinha no térreo e um pavimento privativo no andar superior onde ficam os quartos. São os tipos de imóveis com maior metragem e muitos também possuem uma área externa privativa.

Outro atrativo dos sobrados são os acabamentos que costumam seguir um padrão mais elevado e oferecer possibilidades de decoração mais sofisticadas. Os mais cobiçados são os triplex de esquina que possuem uma área externa muito maior. Além disso, o terceiro andar pode ser um terraço ou churrasqueira ou ático que pode se tornar uma ampla sala.

Obviamente, essas características fazem com que o valor do imóvel esteja entre os maiores. Assim como a casa, portanto, é preciso mais preparação para adquirir esse imóvel que é procurado por pessoas com um poder aquisitivo maior. Também é difícil comprar um sobrado no primeiro imóvel, costuma ser a escolha de quem viu a família crescer e quer mais espaço.

Terreno

TERRENO

O terreno é a alternativa para quem quer uma casa ou sobrado, mas não consegue comprar um imóvel pronto. Também é a preferência para quem não tem pressa de se mudar e valoriza um projeto personalizado. É a opção para quem quer o seu lar do jeitinho que quiser e, de fato, são inúmeras as possibilidades de como aproveitar um terreno.

As metragens dos terrenos variam muito e eles podem estar tanto dentro quanto fora de condomínio. Sua maior vantagem é oferecer um espaço amplo por um preço em conta que pode ser personalizado conforme o gosto e as possibilidades financeiras do comprador. A construção não precisa iniciar imediatamente, oferendo tempo para preparar as finanças.

Esse é outro imóvel que não costuma estar entre os primeiros adquiridos pelos clientes, especialmente porque quem procura o primeiro imóvel quer se mudar logo. Na verdade, esse é o último a ser adquirido na vida, pois será a realização do lar dos sonhos. Exige tempo e engajamento na obra, mas é literalmente construir um sonho.

Já escolheu o tipo de imóvel ideal para você? Então acesse o site da Estilar e veja as opções disponíveis para compra!

 

06. Site.png