Aprenda a montar uma horta no seu apartamento e arrasar na decoração!

Ter uma horta no apartamento é uma opção que não ocupa muito espaço, mas traz um charme todo especial para o ambiente. Além de ser uma decoração linda e prática, ela também é útil no dia a dia e pode até gerar alguma economia para você.

Então que tal aprender como montar uma horta no seu apartamento? É o que a gente vai te ensinar no post de hoje. Confira!

Escolha o que plantar

O primeiro passo para montar sua horta em apartamento é escolher o que plantar. Ao contrário do que parece, as possibilidades são muito variadas. A escolha depende do que você quer cultivar, de qual será o seu grau de comprometimento e também do espaço disponível.

Você pode optar entre temperos, flores, frutos e hortaliças. Do mais fácil para o mais difícil, nessa ordem. Os temperos são os mais comuns, mais fáceis de cuidar e serão úteis toda vez que você for usar a cozinha. As flores também estão presentes em diversos ambientes, mas é preciso conhecer bem a planta para que elas durem.

Agora, se você quer se dedicar um pouco mais pode apostar em frutas e hortaliças na horta do apartamento. Essas plantas precisam de vasos maiores, uma terra bem adubada e podem precisar ser replantadas. A vantagem é que você economiza no supermercado e ainda tem um produto orgânico de alta qualidade a sua disposição.

horta_passo_04

Escolha onde colocar a sua horta no apartamento

As possibilidades também são variadas na hora de escolher onde montar a sua horta no apartamento. Geralmente, elas ficam na sacada ou no Garden que oferecem luz e ventilação em abundância, mas você pode usar outros ambientes também.

Quem não possui uma sacada, por exemplo, pode colocar os vasinhos no parapeito da janela. Outra possibilidade é usar o espaço interno mesmo, como no balcão da cozinha ou até como centro da mesa de jantar. E já pensou que decoração de parede maravilhosa é possível fazer com os vasos suspensos ou em prateleiras estreitas?

Para descobrir onde é um bom lugar para sua horta é fácil. Basta escolher um local que seja adequado as condições de iluminação, umidade, ventilação e temperatura que a planta escolhida necessita.

Separe o material que vai precisar

Montar uma horta no apartamento tem inúmeras vantagens e uma delas é que você não precisa de muito material para fazer isso. Inclusive, pode reaproveitar embalagens e utensílios fazendo com que o gasto do projeto seja bem baixo.

Você não precisa nem gastar com vasos. Seus temperos ou flores podem ser plantados em latas de alumínio, potes de vidro ou embalagens de plástico. Os modelos de horta com objetos reutilizados são vários. O único cuidado deve ser com a drenagem, pois se o recipiente acumula água no fundo pode acabar matando a planta.

Já para fazer a manutenção você vai precisar de terra, sementes ou mudas e pode apostar em algum tipo de adubo ou fortificante. Use uma colher para mexer a terra, uma garrafinha com um furo na tampa para regar e pronto. Simples, prático e absurdamente barato!

E arrase na decoração!

Aproveite a oportunidade para inovar na decoração e deixar o seu lar mais aconchegante, divertido e criativo. Confira algumas ideias fáceis de como usar plantinhas na decoração e ter uma horta no apartamento sem ocupar espaço!

TIPOS DE DECORAÇÃO

 

Gostou das dicas? Não esquece de curtir o post!