Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta

A construtora aprova um projeto de construção e recebe o aval para iniciar as obras de um novo empreendimento. Diversos blocos de apartamentos começam a ser erguidos e a maioria deles será vendida antes mesmo da construção estar pronta. Isso é um imóvel na planta, a compra de uma propriedade antes dela ser finalizada.

A questão que fica é: vale à pena comprar um imóvel na planta? Pode ser um risco adquirir algo que ainda nem existe fora do papel, mas a antecipação também traz algumas facilidades para o comprador. Por outro lado, imprevistos podem prejudicar a obra ao mesmo tempo em que existem seguros caso isso aconteça e os benefícios podem superar os problemas.

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel na planta? O risco compensa? E o tempo de espera, vale a pena? Existem vantagens financeiras na compra antecipada? Continue lendo o artigo e descubra todas essas respostas!

O tempo até a mudança

Ao comprar um imóvel na planta você pode ter certeza de uma coisa: você não irá se mudar logo. Como a obra ainda não foi concluída é impossível que alguém habite o local, então o jeito é esperar. Agora, se isso é uma vantagem ou desvantagem depende de cada cliente.

Quem tem pressa de se mudar para um novo lar certamente vai ver essa como a maior desvantagem do imóvel na planta. Podem levar meses ou até anos até você esteja morando no novo lar.

Por outro lado, ter tempo para planejar a mudança, os móveis e a decoração, o que levar e o deixar para trás pode ser uma grande vantagem. Reformas rápidas, móveis comprados de última hora e outras situações do tipo podem desvalorizar o ambiente. Talvez seja melhor demorar mais para se mudar, mas quando o fizer ir para um verdadeiro lar.

A entrada parcelada

De longe a maior vantagem do imóvel na planta é o parcelamento da entrada. Ela impede a maioria das pessoas de fechar uma compra e quando esse obstáculo é superado o sonho fica muito mais próximo de ser realizado.

O imóvel na planta permite essa facilidade, pois enquanto a obra não está concluída o cliente vai pagando a entrada em parcelas. Imóveis prontos para morar exigem que a entrada seja oferecida de forma integral e única.

As alterações na planta e de acabamento

Comprar um imóvel na planta oferece alguma flexibilidade e uma delas é a possibilidade de alteração na planta. É muito mais fácil deixar de construir uma parede ou construir uma a mais enquanto a obra está em andamento do que alterar um imóvel pronto.

Por esse motivo, a maioria das construtoras permitem alterações na planta do imóvel durante a obra sem custo para o cliente. Você pode solicitar, por exemplo, alteração de 03 para 02 quartos, aumentar o tamanho da sala ou criar um cômodo a mais.

Outro serviço oferecido por algumas construtoras é a colocação dos acabamentos, como pisos e azulejos. Neste caso, o cliente compra o material, mas a instalação é por conta da construtora. Assim, quando o imóvel é entregue ele já pronto para receber os móveis.

03. BP0008

O atraso na obra

Diversos imprevistos podem prejudicar o andamento da obra e estender o prazo de entrega do imóvel na planta. Abalos no mercado aumentam o custo da construção e a construtora precisa replanejar o cronograma para não sofrer financeiramente nem prejudicar seus clientes.

Esse é um risco e uma desvantagem de comprar imóveis na planta que você sofrer, mas fique tranquilo. É raro que algo assim aconteça e quando acontece há seguros que protegem o cliente para garantir que ele não saia prejudicado.

O imóvel é novo

Quem compra um imóvel na planta, por tabela, compra um imóvel novíssimo. Nunca antes habitado, com os sistemas mais atuais de instalação elétrica e hidráulica. As plantas são modernas e adaptadas as necessidades de hoje. Muitos empreendimentos também têm uma preocupação ecológica que gera economia e um ambiente de convivência mais saudável.

Essas características barateiam o custo de vida no imóvel, além de facilitar a revenda no futuro. Outra vantagem é que eles se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida, desde que cumpram o valor máximo exigido. A desvantagem é que os imóveis na planta mais recentes tendem a ter metragens reduzidas.

A valorização

O preço do imóvel na planta costuma ser bem menor do que o de um imóvel novo. Conforme o tempo passa ele será mais valorizado e quem souber aproveitar as oportunidades pode fazer um excelente negócio.

Quem fecha a compra no começo da obra, por exemplo, já pagou mais barato do quem comprar quando a obra está quase pronta ou finalizada. Depois, caso a pessoa decida vender o imóvel, vai observar que pagou bem menos do que preço de mercado atual. Então, imóvel na planta é um bom negócio na maioria dos casos.

 

Sabe o que mais pode ser um bom negócio? Comprar um imóvel usado. Confira no post as vantagens que os velhinhos tem a oferecer!

[BANNER-POST] Imóvel Usado