[Quem é quem – Parte 1] Imobiliária, corretor, proprietário e correspondente

Comprar um imóvel é um pouco mais complicado do que a maioria das transações. Por se tratar de um bem de alto valor, envolve diversos especialistas, empresas e processos que podem deixar o cliente confuso. Afinal, quem é quem nessa história?

Para ajudá-lo a conhecer quem está por trás da realização do seu sonho vamos lançar uma série de posts falando sobre todos os envolvidos. Desde a pessoa que tem a ideia de construir até o responsável pelo contrato que você assina ao adquirir um imóvel próprio.

Nessa primeira parte da matéria, você conhece o papel da imobiliária, do corretor de imóveis, descobre quem é o proprietário e o que faz o correspondente bancário. Confira!

A imobiliária

A imobiliária é a empresa que faz o meio de campo entre o cliente e o proprietário do imóvel. Seus diversos departamentos são responsáveis por avaliar o valor do imóvel, fazer anúncios, agendar visitas com os clientes e tratar da documentação necessária.

Basicamente, é papel da imobiliária cuidar de todo o processo de compra garantindo segurança para o cliente e para o proprietário. Assim como, agilizar os processos com a ajuda de especialistas que orientam o cliente a fazer as melhores escolhas.

Sem a imobiliária, o cliente ainda pode comprar, fazendo negócio direto com o proprietário. Entretanto, essa não é uma escolha muito inteligente. Afinal, os riscos de fazer uma compra tão complexa sem ajuda de profissionais pode gerar prejuízos imensos.

O corretor

O corretor de imóveis é o contato que o cliente tem dentro da imobiliária. Ele é responsável por apresentar as melhores opções de imóveis para o perfil do cliente e levá-lo para fazer visitas.

Esse profissional também oferece consultoria, informando o cliente sobre como funciona o processo de compra. Além de dar dicas para que ele consiga realizar o seu sonho com mais facilidade.

O corretor também pode ser angariador, ou seja, ele entra em contato com proprietários e faz parcerias para que a imobiliária possa anunciar novos imóveis. Dessa forma, ele busca aumentar a variedade de opções disponíveis para os seus clientes.

[BANNER-POST] Carreira de Corretor

O proprietário

O proprietário é, obviamente, o dono do imóvel que está sendo vendido. Ele pode ser uma pessoa física, alguém que quer vender o seu imóvel para comprar outro, por exemplo. Quando se trata de um imóvel novo, no entanto, é mais comum que o proprietário seja uma construtora ou incorporadora.

A incorporadora é responsável pelo planejamento da obra e a construtora pela sua realização. No geral, essas duas empresas atuam como parceiras para criar novos empreendimentos adaptados aos desejos e necessidades dos clientes.

Parta das condições de compra do imóvel são estabelecidas pelo proprietário. Dentro dos parâmetros legais, é o dono que diz, por exemplo, qual será o valor do imóvel. Ele também pode ou não oferecer facilidades como entrada parcelada e documentação grátis, entre outros detalhes que podem ser negociados na venda.

O correspondente

Algumas imobiliárias, como a Estilar, possuem seu próprio correspondente bancário. É uma empresa responsável por intermediar os processos financeiros entre clientes e o banco. São eles que tratam da maior parte da documentação exigida na compra do imóvel.

Eles fazem análise e aprovação de crédito, oferecem consultoria e fazem abertura de contas. Avaliam se o cliente não possui nenhuma pendência financeira e o orientam sobre como melhorar suas condições para adquirir o imóvel com mais facilidade.

É o correspondente que verifica e informa o cliente com precisão qual é o valor de entrada exigido pelo banco. Também qual é o valor e quantidade de parcelas que a instituição financeira libera para o financiamento.

[BANNER] Esticred

Quem você quer conhecer na próxima parte dessa matéria? Comente!