[Quem é quem – Parte 2] Correspondente bancário, analista de crédito e banco

Essa é a segunda matéria que a gente faz sobre os profissionais e empresas envolvidos na compra do seu imóvel. Hoje você conhece melhor quem cuida do seu dinheiro e é responsável pela parte mais burocrática do processo.

A compra de um imóvel costuma ser a maior aquisição que alguém faz ao longo da vida, ou seja, não dá para bobear na hora de pagar essa conta. Por isso, você precisa conhecer o correspondente bancário, o analista de crédito e entender qual é o papel do banco em tudo isso.

Curioso? Continue lendo a matéria e saiba mais!

O correspondente bancário

O correspondente bancário é uma empresa associada a uma instituição financeira e autorizada pelo Banco Central a prestar serviços financeiros. Sua principal função é intermediar o contato entre clientes e o banco facilitando o atendimento.

Alguns serviços oferecidos pelo correspondente bancário são:

  • Abertura de contas
  • Análise de Crédito
  • Crédito Consignado
  • Consórcio
  • Empréstimos e Financiamentos

As lotéricas são um exemplo de correspondente bancário, mas existem diversos tipos. A Esticred, por exemplo, é um correspondente da Caixa Econômica Federal especializado em crédito e financiamento imobiliário.

A maior vantagem de utilizar um correspondente bancário e ter acesso a um atendimento mais pessoal e personalizado. Você conta com profissionais que são especialistas naquele ramo garantindo mais agilidade e segurança nos processos.

O analista de crédito

O analista de crédito é um profissional especializado em avaliar o perfil financeiro dos clientes. Ele determina se o comprador está apto a participar de programas de crédito a partir da análise das possibilidades e limitações de sua renda.

Ele pode trabalhar em diversas instituições, inclusive no correspondente bancário. Sua principal função é juntar informações, entender qual é o perfil de cada cliente e indicar as melhores alterativas de crédito para cada caso.

O analista de crédito imobiliário possui conhecimentos avançados em programas de benefícios como o Minha Casa Minha Vida. Ele entende melhor como funciona a concessão de crédito para a compra de imóveis e presta consultoria especializada nesse ramo.

Além dos serviços oferecidos pelo correspondente, o analista de crédito ainda ajuda o cliente a tomar decisões mais assertivas melhorando suas condições de compra através da reorganização financeira. É uma ajuda indispensável para quem vai comprar um imóvel.

O banco

O banco é uma instituição financeira que administra valores e intermedia transações de poupança, empréstimo e financiamento entre pessoas, empresas e o próprio banco. É regulamentado pela Sistema Financeiro Nacional e supervisionado pelo Banco Central.

A Caixa Econômica Federal é um banco estatal que tem como prioridade a concessão de empréstimos e financiamentos em programas de cunho social. Sua função é aquecer a economia nacional e o crescimento do país facilitando o acesso a bens e serviços.

É esse o banco responsável pela maior parte dos financiamentos realizados através do Minha Casa Minha Vida. Por isso, os correspondentes bancários em imobiliárias, como a Esticred, são correspondentes da Caixa.

 

Entendeu melhor quem é que cuida do seu dinheiro no financiamento imobiliário? Então confere a primeira parte dessa matéria e saiba mais sobre os profissionais envolvidos na compra do seu imóvel!