Como juntar dinheiro para comprar um imóvel? Confira as dicas!

É praticamente impossível comprar um imóvel sem ter uma reserva financeira para oferecer de entrada ou cobrir o valor da documentação. Por isso, organizar as finanças e juntar dinheiro é fundamental na realização do sonho da casa própria.

A gente sabe que esse é um grande desafio para a maioria das pessoas, mas nossas dicas irão ajudá-lo a sair do aluguel mais rápido e sem nenhum trauma. É tudo uma questão que ser mais estratégico nas suas escolhas financeiras.

Pronto para começar a poupar? Confira as dicas e aprenda como juntar dinheiro para comprar o seu imóvel mais rápido!

Poupe 30% da renda

Todo mundo sabe que precisa poupar para comprar um imóvel, mas poupar quanto? Nós recomendamos que você guarde 30% da sua renda familiar por mês.

Quando você tem o seu crédito analisado para solicitar o financiamento imobiliário é esse o cálculo que determina o valor da parcela. Assim, você já sabe quanto terá que desembolsar mensalmente e vai se acostumando com o gasto extra.

Além de organizar as finanças antes do financiamento começar, você já vai juntando dinheiro para o valor da entrada e da documentação.

POUPE 30 %

Contrate um consórcio

O consórcio imobiliário nada mais é do que uma poupança, mas feita de forma coletiva e mais organizada do que um fundo pessoal.

Esse sistema é muito vantajoso, especialmente para quem tem dificuldade em manter a disciplina na hora de poupar. Afinal, o consórcio é um compromisso financeiro que irá obrigá-lo a juntar dinheiro para comprar o seu imóvel.

Claro, com parcelas que se encaixam no seu orçamento. O melhor de tudo é que enquanto o valor está guardado ele rende mais do que uma poupança tradicional e na hora da compra você paga o imóvel à vista.

BANNER DOWNLAOD

Invista seu dinheiro

Quem precisa juntar dinheiro para comprar um imóvel, mas não quer ou não pode comprometer a renda tem uma ótima opção: o investimento.

A ideia é fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você e gere um rendimento extra que vai facilitar a compra do imóvel futuramente. Tudo o que você precisa é de um valor inicial e a consultoria de alguém que entenda do assunto.

Não vale sair investindo sem saber o que está fazendo. Há algumas modalidades que podem arriscar sua poupança e causar o efeito contrário do pretendido.

Faça cortes no orçamento

Começar a poupar pode gerar a sensação de que você está, na verdade, gastando mais. Afinal, o valor que você guarda fica inacessível para outros fins, como compras ou lazer.

Para que você não se sinta privado de nada reorganize seu orçamento e aprenda a economizar dinheiro antes de começar a realmente poupar. Classifique os seus gastos por ordem de prioridade. Corte os menos importantes e repense o resto.

Você pode, por exemplo, trocar seu plano de celular ou TV a cabo por um mais barato, pesquisar preços antes de comprar, evitar compras impulsivas e encontrar opções de lazer gratuitas.

CORTE GASTOS

Melhore sua renda

Para juntar mais dinheiro é preciso ganhar mais dinheiro, pois é mais fácil guardar um ganho extra do que cortar gastos para poupar. Além disso, quanto maior sua renda, melhores são as condições do financiamento.

Existem diversas opções online, coisas que você pode fazer sem sair de casa e com o conhecimento que já possui para ganhar mais dinheiro.

Faça revenda de produtos online, ofereça cursos sobre temas da sua área ou alguma habilidade que você domina, encontre trabalhos freelance como redator, editor de vídeos ou imagens e por aí vai. As opções são inúmeras.

DICA EXTRA: Estabeleça prazos e metas

Todo mundo quer poupar, mas tem dificuldade em realizar essa tarefa por simples falta de organização. Não saber quanto quer poupar e em quanto tempo são os principais problemas, pois sem uma meta é muito fácil relaxar.

Utilize alguma ferramenta de controle de gastos para conseguir ter uma visão mais clara de como anda o seu orçamento. Descubra quanto você quer e pode poupar a cada mês e define prazos.

Você também pode fazer uma simulação para ter uma ideia melhor de quanto irá precisar para o imóvel que deseja. Assim, você tem uma meta, um prazo e – o mais importante – um objetivo: realizar o seu sonho da casa própria.

Banner