Conheça 5 tipos de apartamento para comprar

Existem diversos tipos de imóveis disponíveis no mercado. Cada um ideal supre necessidades diferentes e, por isso, é importante conhecer todas as variedades antes de fazer uma escolha. Especialmente se você está pensando em comprar um apartamento.

De todos os imóveis, esse é o que oferece a maior variedade de opções ao consumidor. Existem mais de 10 tipos de apartamento diferentes no mercado, mas são cinco os principais que você deve conhecer.

Confira na lista as principais características e diferenças entre os tipos de apartamento mais comuns para compra no mercado imobiliário atual e escolha o seu!

1.    Apartamento Padrão ou Tipo

É o tipo de apartamento mais comum no mercado. Suas principais características é ter os cômodos bem definidos e estar localizado nos andares intermediários do edifício. De longe, a maioria quantidade de apartamentos à venda é padrão.

Os preços desse tipo de apartamento variam muito de acordo com suas características e diferenciais específicos. A metragens e os adicionais, como sacada com churrasqueira ou vaga de garagem dupla, podem fazer bastante diferença no valor de compra.

1. APTO PADRÃO

2.    Apartamento Garden ou Giardino

O diferencial do apartamento Garden é que ele possui uma área externa que pode imitar um jardim ou quintal de casa. Por isso, eles estão localizados no andar térreo dos edifícios. Fora isso, são bem parecidos com os apartamentos padrão.

Esse tipo de apartamento é procurado por pessoas que querem mais espaço, mas sem abrir mão das facilidades e da infraestrutura de um apartamento. A área extra pode ser usada como quintal, para montar uma horta no apartamento, espaço gourmet ou área relax.

Seu valor costuma ser mais elevado justamente por possuir uma metragem maior. Além disso, as unidades são mais escassas, fazendo com que a disputa para comprar um apartamento Garden seja mais acirrada.

2. APTO GARDEN

3.     Apartamento Duplex ou Triplex

Esses tipos de apartamento são caracterizados por ocuparem dois ou três andares. Eles possuem uma metragem maior e costumam ser imóveis de luxo com valores bem elevados. Eles podem estar nos andares intermediários, mas é mais comum fazerem parte da cobertura do prédio.

Seus cômodos costumam ser divididos como num sobrado, área social em baixo e privativa em cima. São bem raros no mercado e bastante disputados entre os clientes, mesmo que sejam poucos os que possam comprar um apartamento desse tipo.

3. APTO DUPLX

 

4.     Cobertura

Como o próprio nome já diz, a cobertura é o tipo de apartamento localizado no topo do prédio, no último ou últimos andares. Sua vantagem é possui uma área bem maior, vista panorâmica da cidade e mais privacidade.

A maioria conta com uma área externa, chamada de terraço, que pode ser utilizada como espaço gourmet ou relax. Pode ou não ser coberta, conter uma jacuzzi, churrasqueira ou estar agregada a um ático privativo com sala para TV e jogos.

Geralmente há apenas uma ou duas unidades por torre, fazendo deste um dos tipos de apartamento mais raros e também mais desejados. Ele não é necessariamente um imóvel de luxo, mas os valores são sempre maiores do que de um apartamento padrão.

4.COBERTURA

5.     Studio

O studio é um apartamento que não tem paredes. Basicamente, é um imóvel no qual os cômodos são definidos pela mobília e sem separação com paredes. É um conceito parecido com o loft ou kitnet.

Esse tipo de apartamento possui metragens reduzidas, mas geralmente estão em localização privilegiada e por um valor acessível. É ideal para pessoas solteiras ou casais sem filhos por conta do pouco espaço privativo.

Por outro lado, os condomínios de studios costumam oferecer infraestrutura completa, incluindo lavanderia, coworking, diversas áreas de lazer, serviços, entre outros.

5. STUDIO

Quer saber mais sobre tipos de imóveis? Confira esse outro post do Blog Estilar!