6 dicas de decoração para quartos pequenos

Um dos cômodos em que passamos mais tempo, onde buscamos conforto e bem-estar. Ele também é o nosso lugar mais íntimo. Então, como fazer uma decoração de quarto que represente a nossa personalidade sem ocupar muito espaço?

É fácil! Existem diversas ideias para quarto pequeno que você aplicar no seu cantinho sem gastar muito tempo ou dinheiro. São dicas fáceis e práticas para aproveitar todo o potencial do seu quarto, não importa qual seja o tamanho dele.

Quer saber mais? Continue lendo a matéria e confira as melhores dicas de decoração para quarto pequeno!

1.      Faça um contraste de cores

Usar cores claras é uma das melhores dicas de decoração para ampliar ambientes. Por outro lado, usar apenas cores claras e neutras pode deixar o seu quarto opaco e sem graça.

Faça o seguinte: mantenha as paredes e o chão em tons claros e abuse de cores fortes e vibrantes em objetos decorativos. Almofadas com estampas divertidas são uma opção barata e fazem toda diferença na decoração do quarto.

Outra vantagem é que elas decoram o quarto sem ocupar espaço e tem uma utilidade fundamental: deixar sua cama bem confortável e estilosa!

ALMOFADAS

2.      Aproveite o máximo de espaço

Para fazer uma bela decoração em quarto pequeno é preciso começar pelo básico: os móveis. Não dá para bobear e desperdiçar espaço. Por isso, o ideal é investir em móveis planejados para usar todos os cantinhos da melhor forma possível.

Outras soluções para aproveitar melhor os espaços é usar prateleiras e nichos naqueles cantinhos vazios ou próximo ao teto. Assim, você ganha mais área de armazenagem ou um espacinho extra para decoração.

MÓVEIS PLANEJADOS

3.      Utilize decoração de parede

É possível fazer uma decoração de quarto poderosa sem gastar, literalmente, espaço nenhum investindo nas paredes.

Utilize quadros, texturas, adesivos e outras decorações de paredes para inovar no estilo do seu quarto gastando pouco dinheiro e nem um centímetro de espaço. Você também pode combinar diversas técnicas para chegar a um resultado único.

Apenas tenha cuidado para não poluir demais o ambiente e acabar causando o efeito oposto. Ter muita decoração no quarto pode acabar criando a sensação de um cômodo superlotado e claustrofóbico ao invés de espaçoso e arejado.

DECORAÇÃO DE PAREDE

4.      Seja minimalista

Um erro comum não só na decoração do quarto pequeno, mas de qualquer ambiente é o excesso de cores, objetos ou ambos.

Para evitar que isso aconteça escolha um tema e mantenha-se fiel a ele em toda decoração. Isso vale para cores e objetos. Dessa forma, você limita as opções e evita o excesso.

Outra técnica que ajuda a “limpar” a decoração do quarto e manter uma estética minimalista é apostar em objetos úteis e decorativos ao mesmo tempo. Dessa forma, você pode montar, por exemplo, uma escrivaninha bonita e útil ao mesmo tempo.

MINIMALISMO

5.      Fique atento a iluminação

A iluminação é tão importante quanto qualquer outro atributo para conseguir uma decoração de quarto pequeno que faça o cômodo parecer maior. Quanto mais claro ele for, mais gera a sensação de um espaço amplo, arejado e até sofisticado.

Utilize luzes de LED branco e encontre lâmpadas que iluminem todo o ambiente. Também aposte em abajures de cabeceira, luminárias de parede ou iluminação de teto para melhorar a claridade. Essa é uma dica de decoração fácil de passar batido e que faz toda diferença.

ILUMINAÇÃO

6. Use móveis inteligentes

O segredo para decorar um quarto pequeno com estilo sem prejudicar a utilização do espaço é ter em mente uma decoração linda e prática ao mesmo tempo. Aproveitando bem todos os espaços, otimizando a organização de objetos e usando móveis 2 em 1, por exemplo.

A sua mesa de cabeceira, por exemplo, pode conter diversas gavetas para comportar pequenos objetos, acessórios ou itens de papelaria. Há caixas organizadoras ideais para guardar objetos embaixo da cama e assim por diante.

MÓVEIS

Fazer uma decoração de quarto pequeno que seja um sucesso é uma questão de planejamento e organização. É fácil e barato, basta pensar em como aproveitar bem o espaço e aplicar o seu estilo com itens práticos.

Quer aprender a fazer uma decoração para ampliar ambientes em qualquer cômodo da casa? Confira no post!