Vale a pena comprar um apartamento no térreo?

O apartamento térreo tanto pode ser um bem desejado quanto algo que os compradores de imóveis evitam. Entre os tipos de apartamento para compra disponíveis no mercado, os térreos costumam ser bastante procurados.

O que realmente conta, porém, é o perfil do morador. Afinal, as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel térreo empatam. Principalmente quando se enquadram na categoria de apartamento Garden que oferece maior metragem e área privativa, mas é mais caro.

Você ainda está na dúvida se o apartamento térreo é uma boa opção para você? Continue lendo a matéria e descubra se vale a pena comprar esse tipo de imóvel!

Por que as pessoas compram apartamento no térreo?

A característica mais atraente dos apartamentos térreos é sua semelhança com a casa. Eles possuem uma metragem maior e área externa que pode comportar uma horta no apartamento ou pequeno jardim. Esses são os tipos Garden, que podem ter um valor maior também.

Outra vantagem de morar no térreo é a acessibilidade. Você não precisa passar pelas escadas ou pelo elevador o que facilita o acesso de pessoas com deficiência e idosos. Além disso, evita uma série de problemas na hora da mudança, como o móvel não caber no elevador ou passar na curva da escada.

Quando o apartamento não é Garden ele pode, ainda, ter um preço menor. Sem esse diferencial os clientes tendem a preferir os imóveis em andares mais altos e, por isso, o valor de compra diminui.

Quais são as desvantagens de morar no térreo?

Nem todo mundo é fã do apartamento térreo e, sim, há algumas desvantagens nesse tipo de imóvel. O principal é o barulho. Morar perto da entrada do prédio, no piso mais movimentado do edifício, costuma ter essa consequência.

Outro problema é a vista e a incidência solar. Por estar muito perto do chão, o apartamento térreo pode ser pouco iluminado e suas janelas ficarem escondidas atrás de outra torre. Daí a importância da visita na compra de imóveis para que você não tenha esse tipo de surpresa.

Vale lembrar, ainda, que a segurança dos apartamentos térreos pode ser comprometida. Claro que isso depende do sistema de acesso e segurança do condomínio, mas como esse imóvel é mais exposto vale a pena considerar a questão antes da compra.

Afinal, eu devo comprar um apartamento no térreo ou não?

Escolher um apartamento térreo para comprar depende do que valoriza mais no seu lar dos sonhos. Pagar mais por uma metragem maior com espaço externo privativo extra e ainda contar com todas as facilidades de um apartamento pode ser uma excelente opção.

Agora, se você quer privacidade e conforto talvez morar tão perto da entrada do condomínio não te agrade. O ideal, portanto, é visitar diferentes imóveis até encontrar aquele em que melhor atende as suas expectativas. Além de, é claro, caber no seu bolso.

Ah, não deixe de perguntar ao corretor quais são as vantagens e as desvantagens que o imóvel oferece. Ele pode lhe fornecer informações que você nem imaginaria e podem fazer toda a diferença na escolha do apartamento térreo.

 

Enquanto você não decide, que tal conhecer outros tipos de apartamento para comprar? Confira no post!