Compra de Imóveis | Descobrindo o seu perfil financeiro

O perfil financeiro é o conjunto de características e comportamentos de uma pessoa em relação seu próprio dinheiro. Ele indica, entre outras coisas, o seu poder de compra e o nível de confiabilidade desse indivíduo como cliente.

Conhecer o seu perfil financeiro irá ajudá-lo a tomar decisões melhores antes de fazer uma compra. Por exemplo, qual deve ser o seu limite de gasto e qual forma de pagamento adapta-se melhor às suas necessidades.

Na aquisição de um imóvel, um investimento de alto valor e longo prazo, essa análise é fundamental. Por isso, criamos um passo a passo que vai ajudá-lo a entender o seu perfil financeiro e organizar suas finanças para comprar um imóvel.  Confira!

Faça uma simulação

A simulação é um cálculo aproximado das condições de pagamento que o seu perfil financeiro comporta. Ela utiliza alguns dados básicos, como renda bruta familiar, valor do imóvel e data de nascimento, para estimar os valores do financiamento.

Ao fazer uma simulação você descobre, por exemplo, o valor aproximado da entrada, valor e quantidade de parcelas e taxas de juros. Essas informações são extremamente úteis para ajudá-lo a fazer escolhas definitivas na hora de comprar um imóvel.

O resultado da simulação ajuda a estabelecer um valor máximo de compra, quanto você precisa poupar para a entrada e até a considerar outras formas de pagamento. Esse é o norte que guiará as decisões mais básicas na escolha do seu imóvel.

Entenda e organize suas finanças

Depois de fazer uma simulação, o próximo passo é entender melhor como o financiamento irá impactar o seu orçamento. Comece anotando tudo: saldos, gastos regulares e esporádicos, poupanças, investimentos e por aí vai.

Essa é uma dica básica, mas que não é praticada pela maioria das pessoas. Ela permite ter uma visão mais clara de qual é o seu saldo no final do mês. Além de ajudar na diminuição ou corte de gastos e a perceber como o financiamento irá afetar a renda da família.

Não deixe de utilizar ferramentas para a organização financeira. Elas facilitam esse processo, permitem que você acompanhe a evolução de suas finanças em tempo real e ainda oferecem dicas de como melhorar o seu perfil financeiro.

IMG01 - Organização Financeira

Solicite uma aprovação de crédito

Quem precisa fazer um financiamento não escapa de ter uma análise financeira feita pelo banco. Então, melhor passar por ela cedo do que tarde. É para isso que serve a aprovação de crédito, ela significa ter sinal verde do banco para prosseguir com a compra do imóvel.

A instituição financeira irá verificar a sua documentação e histórico financeiro para enquadrá-lo nas regras do financiamento. Será definido o valor máximo de parcela que a sua renda comporta, assim como o valor máximo do imóvel que você pode adquirir.

O ideal é que a aprovação seja realizada antes da escolha do imóvel. Assim, você evita surpresas e frustrações, como uma parcela muito alta ou restrições financeiras que impeçam você de dar continuidade a compra.

01

Entender o seu perfil financeiro faz toda a diferença na compra de imóveis. Ele pode indicar, inclusive, se você está pronto ou não para dar esse passo e o que precisa fazer para concretizar uma compra bem-sucedida.

Quer ajuda para entender o seu perfil financeiro? As profissionais da Esticred Financiamentos podem lhe ajudar!