Compra de Imóveis | Definindo o seu imóvel ideal

De todas as etapas de compra, a escolha do imóvel ideal é a favorita dos clientes. É nesse momento que o comprador imagina, planeja e sonha sobre como será o seu novo lar. Sem dúvida é a parte mais divertida da compra de imóveis.

Infelizmente, apenas sonhar não basta. É preciso saber como escolher o imóvel que satisfaça as necessidades da sua família, mas também caiba no bolso. Além disso, você deve conhecer o mercado para não acabar escolhendo um produto que não existe.

Não é fácil conciliar expectativa e realidade, mas quem não planeja a sua compra tende a se frustrar. Por isso, preparamos um passo a passo que vai ajudá-lo a entender e definir o seu imóvel ideal. Confira!

Faça uma lista de prioridades

O primeiro passo para definir qual é o seu imóvel ideal é descobrir quais são as suas prioridades de compra. Afinal, é muito fácil se encantar com os diferenciais que você vê nos anúncios e acabar esquecendo o que realmente importa.

Comece pelo básico: quantos quartos sua família ocupa? Você tem carro? Mais de um? Quais regiões têm fácil acesso ao seu local de trabalho? E a escola dos filhos? O truque é prestar atenção à sua rotina e descobrir qual imóvel irá deixá-la mais fácil ou agradável.

Depois de listar todas as características que você procura em um imóvel, organize-as em uma lista de prioridades. Quem tem carro, por exemplo, precisa de garagem e ponto. Agora, será que aquele quarto extra para fazer um escritório é realmente necessário?

IMG01

Conheça o mercado

Sonhar com um imóvel que não existe para comprar ou está acima do seu orçamento causa uma grande frustração. Comece, então, a pesquisar sobre as opções que estão disponíveis no mercado.

Descubra qual é o preço médio dos imóveis com as características e nas regiões de seu interesse. Conheça as plantas, infraestrutura, diferenciais, formas de pagamento e negociação. Essas informações ajudarão na sua decisão de compra e na hora de negociar valores.

No site da Estilar, são mais de 900 opções de imóveis em Curitiba e Região Metropolitana. Algumas características são tendências de mercado, portanto se repetem bastante. Já outras são os diferenciais que ajudarão você a decidir se aquele é ou não o seu imóvel ideal.

Ajuste suas expectativas

Chegou a hora de encontrar o meio-termo entre o que você quer e o que você pode, tanto financeiramente quanto em relação as opções do mercado. Essa talvez seja a parte mais chata da compra de imóveis, pois é o momento de deixar alguns desejos de lado.

Não fazer esse exercício é o motivo pelo qual muita gente não realizou o sonho da casa própria e ainda mora de aluguel ou de favor. Então abra sua mente para outras opções, começando pela sua lista de prioridades.

Veja quais características que você procura mais dificultam a compra e busque alternativas. Conheça outros bairros e regiões, por exemplo, que podem oferecer imóveis mais em conta e ainda assim uma infraestrutura urbana completa.

Também pode ser o momento de procurar um profissional. Fale com um corretor e explique que precisa de ajuda para encontrar um imóvel adequado ao seu perfil. Mesmo que ainda não esteja pronto para comprar, ele pode lhe ajudar e sem custo nenhum.

01

Uma última dica e muito valiosa é que, antes de qualquer coisa, você descubra qual é o seu perfil financeiro. Afinal, nada impacta mais na sua decisão de compra do que o valor do imóvel ideal e as condições de aquisição.

Confira o passo a passo para descobrir o seu perfil financeiro e não ter nenhuma surpresa na hora da compra!