Compra de Imóveis | Escolhendo o imóvel para comprar

Chegou a hora de tomar uma decisão definitiva: escolher um imóvel para comprar e transformá-lo em seu novo lar. Quem atinge esse estágio já conhece seu perfil financeiro, tem uma boa ideia do que precisa e do que o mercado oferece.

Agora, para escolher o imóvel certo e não se arrepender depois é preciso de ajuda profissional, bastante pesquisa e análise. Não há dúvidas de que essa é uma decisão importante, por isso você deve estar preparado e se dedicar nessa fase do processo.

No post de hoje você confere algumas dicas do que fazer para tirar todas as suas dúvidas e escolher um imóvel para comprar sem se arrepender depois. Acompanhe!

Fale com um corretor de imóveis

Para escolher e, de fato, comprar um imóvel a ajuda de um profissional é indispensável. Por isso, procure uma imobiliária e fale com um corretor de imóveis. Apresente o seu perfil financeiro e descreva o seu imóvel ideal para ele começar a selecionar opções para você.

A importância do corretor de imóveis, no entanto, não para por aí. Esse profissional é capacitado para oferecer consultoria ajudando a ampliar o seu leque de opções. Ele ainda pode dar ideias de como flexibilizar suas escolhas para melhorar suas condições de compra.

Por conhecer bem o mercado, o corretor ainda consegue selecionar uma grande variedade de imóveis dentro do seu perfil. Ele vai encontrar mais opções e mais vantajosas mais rápido do que você procurando sozinho. Por isso, conte com a ajuda dele.

Visite as melhores opções

Agora que você tem uma lista de opções, chegou a hora de filtrá-las. Veja as fotos, estude a localização, valores, vantagens e desvantagens de cada uma para selecionar as cinco melhores. São essas que você vai visitar antes de comprar.

Encaminhe seus imóveis favoritos ao corretor peça para que ele agendar visitas a todas elas. Tire uma manhã de sábado para fazer isso e já visite todos os imóveis de uma vez. Assim, você não perde seu tempo e fica mais fácil de comparar todas as opções.

Conhecendo o imóvel pessoalmente você terá uma verdadeira noção do seu tamanho e das características da região. Poderá ver os diferenciais do empreendimento de perto para decidir se eles são realmente tão atrativos quanto parecem. Lembre-se: fotos e anúncios enganam!

Também é recomendável que você repita a visita em horários diferentes nos imóveis que mais gostou. Assim, você consegue ver como a incidência solar e o movimento da rua mudam ao longo do dia.

IMG01

Faça uma proposta

Depois de ter feito tudo isso, só restar pensar. Converse com o seu cônjuge ou quem mais vai comprar o imóvel junto com você. Caso vá comprar sozinho, peça a opinião de amigos e parentes ajudar a decidir.

Relembre o que você viu nas visitas e faça uma lista de vantagens de cada imóvel. Esse é um método simples, mas que ajuda a visualizar qual opções oferece mais vantagens de forma direta e objetiva. Assim, fica muito difícil errar na escolha.

Ainda não conseguiu escolher? Volte a etapa anterior, veja outras opções e faça mais visitas. Agora, se você finalmente encontrou o seu imóvel dos sonhos só falta assinar uma proposta de compra. Esse documento formaliza o início do processo e reserva o imóvel para você.

A proposta também é utilizada para negociar valores e condições com o proprietário. Peça ajuda ao corretor para negociar com mais assertividade. Quando a proposta for aceita está tudo pronto para dar início ao financiamento e adquirir esse imóvel de vez.

01

Não está conseguindo escolher um imóvel? Talvez você precise redefinir o seu imóvel ideal. Então confira esse post e veja como!