Compra de Imóveis | Melhorando o seu perfil financeiro

Você pode querer muito ou até ter uma necessidade urgente de comprar um imóvel, mas acaba esbarrando nas regras do banco para conseguir o financiamento? Temos duas notícias para você: a má é que essa é uma situação bastante comum, a boa é que tem como resolver.

O que provavelmente está acontecendo é que o banco está implicando com uma ou mais características do seu perfil financeiro. A solução, portanto, é melhorar a sua imagem financeira para superar os obstáculos e garantir melhores condições de compra.

Continue lendo o post e veja algumas dicas que irão ajudá-lo a apresentar um perfil financeiro mais favorável ao banco e resolver as suas dificuldades na obtenção do crédito imobiliário!

1.    Tenha uma renda fixa

O mercado de trabalho está evoluindo e hoje a renda informal é cada vez mais comum. É por causa disso que existem diversas formas de comprovar a renda para solicitar um financiamento de imóveis, porém, o holerite ainda é a melhor opção.

A renda fixa é vista como sinônimo de estabilidade, uma característica que transmite segurança ao banco na hora de aprovar a sua liberação de crédito. Ela também pode te ajudar a conseguir melhorar as condições de pagamento.

Quem possui uma renda fixa tem mais chances de conseguir a liberação dos 30% no valor da parcela. Isso significa uma entrada menor e condições de pagamento mais confortáveis em médio e longo prazo.

2.    Faça o cadastro positivo

O cadastro positivo é o seu “currículo financeiro”, um histórico das transações financeiras que você realiza rastreáveis pelo CPF. Esse sistema permite que o banco avalie suas características de consumo, como a pontualidade de pagamento e comprometimento de renda.

A vantagem de inscrever-se no cadastro positivo é demonstrar o seu bom comportamento como consumidor. Demonstrando ao banco que você é um cliente no qual vale à pena investir, as suas chances de ter o financiamento aprovado é maior.

Outro benefício do cadastro positivo é que ele ajuda a comprovar o poder de compra para quem não tem renda fixa. Ele funciona como uma prova de que mesmo sem holerite suas finanças estão em dia.

Você pode se inscrever no cadastro positivo do seu banco de preferência, no banco responsável pelo seu financiamento ou direto pelo site do Serasa Consumidor.

3.    Aumente o seu Score

Aumentando o Score

Um dos fatores determinantes para conseguir uma aprovação de crédito para financiamento imobiliário é o Score. Essa é uma nota de 0 a 1000 que avalia o seu perfil financeiro. Quanto maior a nota, menores são os riscos de inadimplência e endividamento do cliente.

Por isso, aumentar o Score aumenta também as suas chances de ter o crédito aprovado e com melhores condições. A boa notícia é que existem várias formas de aumentar o seu score e mudanças significativas podem ser observadas em apenas 30 dias.

Pagar as contas em dia, realizar a movimentação bancária e incluir o CPF na emissão de notas fiscais são algumas boas práticas para aumentar o Score.

4.    Negocie as suas dívidas

Qualquer dívida associada ao seu CPF pode minar suas chances de conseguir uma aprovação de crédito e impedir a compra do seu imóvel. Sem falar que elas acabam com a sua reputação financeira, jogando seu score no chão.

Antes mesmo de procurar por imóveis, negocie suas dívidas para limpar seu nome. O ideal é realizar a quitação à vista. Além de limpar o seu nome mais rápido, oferecer essa opção pode garantir descontos significativos no saldo devido.

Também verifique a situação do seu CPF no site do Serasa Consumidor. Lá você consegue ver se não possui alguma dívida da qual nem estava sabendo para evitar contratempos ao solicitar uma aprovação de crédito.

5.    Seja paciente ao solicitar crédito

Um erro fatal que pode acabar de vez com as suas chances de conseguir um financiamento é ser muito apressado ao solicitar uma aprovação de crédito. Muitas consultas ao seu CPF para solicitação de empréstimos podem ser entendidas como um comportamento de risco.

O banco fica receoso de que você faça dívidas e acabe caindo em inadimplência, por isso acaba bloqueando seu crédito imobiliário. Então, se você já solicitou uma aprovação seja cuidadoso antes de pedir outra.

Aproveite o meio-tempo para melhorar seu score e criar um relacionamento saudável com o banco. Assim, quando tentar novamente suas chances de sucesso serão muito maiores.

 

Precisa de ajuda para melhorar suas condições financeiras? Entre em contato conosco, nós podemos ajudá-lo!

Um comentário sobre “Compra de Imóveis | Melhorando o seu perfil financeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s