Caixa reduz juros do financiamento imobiliário. Entenda!

No início deste mês de outubro, a Caixa Econômica Federal anunciou a redução dos juros em algumas linhas de crédito imobiliário. A queda acompanhou a taxa Selic e a ação de outros bancos que também anunciaram taxas menores na compra de imóveis.

A notícia impacta diretamente o consumidor. Os benefícios incluem maior liberação de crédito e a possibilidade de redução no valor da parcela do financiamento. Além deste ser mais um indicador da recuperação e do crescimento experimentado pelo mercado imobiliário.

Leia a matéria completa para entender quais taxas foram reduzidas e como essa mudança pode beneficiar a sua busca por um novo lar!

O que aconteceu?

A Caixa reduziu de 8,5% + TR para 7,5% + TR a taxa mínima de juros para linhas de crédito imobiliário que utilizam os recursos do SBPE. Essa baixa acompanha a taxa Selic, um indicador base da economia utilizada pelo Banco Central para o controle da inflação.

Recentemente, a taxa Selic teve uma baixa significativa que influenciou as mudanças nas linhas de crédito imobiliário. Tanto que outros bancos também apresentaram reduções das suas respectivas taxas de juros imobiliário.

Confira alguns dados:

Taxas de Juros

*A Taxa Referencial (TR) dita a correção de juros do saldo devedor. Atualmente, essa taxa está zerada e, portanto, praticamente não influencia nos cálculos do financiamento.

Quais são os benefícios para o comprador?

A queda nos juros barateia a compra, pois as taxas bancárias do financiamento também são reduzidas. Além disso, há maior liberação de crédito possibilitando o financiamento de imóveis mais caros ou a redução do valor das parcelas.

Os maiores beneficiados pela mudança é quem está à procura do segundo imóvel.  O perfil ideal são pessoas que já possuem imóvel no nome e tem renda estável. Válido, ainda, para bens novos ou usados de maior valor, como sobrados ou apartamentos de médio/alto padrão.

As vantagens são ainda maiores para clientes que possuem relacionamento com o banco. Possuir conta corrente, utilizar cartão de crédito e possuir conta-salário vinculada são algumas formas de relacionar-se com o banco melhorando o seu perfil financeiro.

Por que isso é um bom sinal?

A queda da taxa Selic indica melhoras na economia nacional e, consequentemente, melhores condições de compra para os consumidores. No mercado imobiliário, a queda é apenas um dos sinais que indicam a recuperação do setor.

O momento é favorável para fazer negócio. Os lançamentos, empreendimentos na planta, oferecem condições facilitadas para clientes em busca do primeiro imóvel. Enquanto isso, a redução de juros facilita a aquisição para quem busca um imóvel maior ou bem localizado.

Outra consequência positiva será o aumento da concorrência entre os bancos facilitando ainda mais a concessão de crédito, entre outros benefícios. A tendência é que a queda continue e o mercado ofereça opções cada vez melhores para a compra de imóveis.

E aí, gostou da notícia? Deixe sua opinião nos comentários!

Um comentário sobre “Caixa reduz juros do financiamento imobiliário. Entenda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s