Conheça os tipos de financiamento imobiliário!

Existem diversas possibilidades de pagamento para adquirir um novo imóvel, mas o financiamento ainda é o mais comum deles. E mesmo essa opção não é única, pois existem diversas modalidades que podem ser contratadas.

São dois os sistemas principais que regem os financiamentos imobiliários no Brasil. O SFH que abrange a grande maioria dos contratos, incluindo os do Minha Casa Minha Vida, e o SFI voltado para imóveis de alto padrão.

Também há três opções de amortização que ditam como será o pagamento das parcelas ao longo do financiamento. Você sabia de tudo isso? Então leia essa matéria para entender melhor quais os tipos de financiamento imobiliários disponíveis para você!

SFH – Sistema Financeiro de Habitação

O Sistema Financeiro de Habitação é responsável pela maioria dos financiamentos para aquisição de imóveis no país. É ele que dita as condições de compra, tais como prazo de pagamento, taxa de juros e as regras para concessão do crédito.

Esse sistema utiliza os recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e do FGTS, abrangendo programas como o Minha Casa Minha Vida. Pode ser usado para a compra de imóveis residenciais ou comerciais, novos ou usados e terrenos para construção.

O financiamento imobiliário por esse sistema pode ser contratado apenas por pessoas físicas e o valor do imóvel não deve ultrapassar R$ 1.500.000,00.

As taxas de juros são limitadas e a liberação de crédito é condicionada a um comprometimento máximo de 30% da renda na parcela. Essas condições facilitam a compra e evitam inadimplência, por isso são voltados a imóveis mais populares.

SFI – Sistema Financeiro Imobiliário

O Sistema Financeiro Imobiliário é uma alterativa para clientes que não se enquadram no SFH. Apesar de também utilizar recursos do SBPE e do FGTS, há grandes diferenças nas condições de compra, perfil do imóvel e do comprador que opta por esse sistema.

Por não ter influências do governo, a negociação é bem mais flexível em relação as taxas e não há limite de liberação de crédito. Em contrapartida, os juros são maiores e mais variáveis, o que aumenta o risco de inadimplência e da perda de imóvel.

Também não há um valor máximo de imóvel a ser financiado, pelo contrário, ele é voltado a propriedades de alto padrão. Por isso, aceita financiamento tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Sistemas de Amortização

O sistema de amortização define o que acontece com o valor da parcela do financiamento ao longo do tempo. O que varia entre um e outro é forma como a parcela é composta entre o saldo de amortização, que refere-se ao valor do imóvel em si, e os juros do financiamento.

Conheça os três principais tipos:

Sistemas de Amortização

SAC

O Sistema de Amortização Constante (SAC) é o mais comum no financiamento de imóveis. Nele, o saldo devedor é dividido em parcelas iguais pelo prazo de pagamento e os juros são calculados sobre o saldo devedor a cada mês.

Conforme o cliente quita o financiamento o saldo devedor diminui e, consequentemente, os juros. Por isso, o valor da parcela diminui ao longo do tempo.

PRICE

A Tabela Price é um sistema muito utilizado no estrangeiro e a segunda opção mais comum nos financiamentos imobiliários nacionais. Nela, o saldo devedor aumenta e os juros diminuem ao longo do tempo de forma proporcional.

O resultado para o cliente são parcelas que se mantém praticamente as mesmas durante todo o prazo de pagamento.

SACRE

O Sistema de Amortização Crescente (SACRE) é pouco utilizado, mas não deixa de ser uma alternativa. Ele é um intermediário entre o SAC e a Tabela PRICE, sendo que o saldo devedor aumenta e os juros diminuem ao longo do tempo.

A diferença está na proporção entre saldo devedor e juros que compõe a parcela, sendo que os juros têm mais impacto no início do financiamento. A médio e longo prazo os juros caem, no entanto, o cliente ainda tem um saldo proporcional maior para quitar.

Por isso, as parcelas tendem a diminuir ao longo do tempo, mas em uma proporção menor do que a apresentada no sistema SAC.

 

Entendeu tudo sobre as opções de financiamento? Curta o post para a gente saber que você gostou!

Publicidade

Um comentário sobre “Conheça os tipos de financiamento imobiliário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s