Saiba como usar o Imposto de Renda 2020 no financiamento de imóveis

A declaração de Imposto de Renda 2020 poderá ser utilizada como comprovante de renda no financiamento de imóveis. Por isso, se você está procurando um novo lar é fundamental fazer a declaração dentro do prazo.

Em 2020, a declaração deve ser enviada do dia 02 de março à 30 de abril. Lembrando que retificações – correção de informações – podem ser feitas até 30 dias após o encerramento do prazo. A transmissão é feita via sistema da Receita Federal disponível 20 horas por dia.

Agora, quem pretende utilizar a declaração do IR2020 como comprovante de renda para financiar imóveis deve prestar atenção a alguns detalhes. Confira quais critérios você deve seguir!

Não pode ser isento

A principal regra para utilizar o imposto de renda 2020 no financiamento de imóveis é que ele não pode ser declarado como isento. Esse formato de declaração invalida o documento como comprovante de renda.

Ao fazer sua declaração esteja atento a este detalhe ou procure um profissional e solicite que ela seja feita no formato correto.

Fique atento aos prazos

É possível fazer a declaração após o encerramento do prazo, porém ela terá de ser feita direto na Receita Federal e com o pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74, podendo ser um valor ainda maior.

Outro detalhe é que você até pode apresentar a declaração do ano anterior, mas ao longo do processo o banco irá identificar que você possui uma pendência. Seu processo será interrompido e só terá continuidade depois que a nova declaração seja efetuada.

Então, evite transtornos e aproveite para fazer sua declaração dentro do prazo.

INFO IRPF2020

Cuidado com as informações

Preste bastante atenção ao enviar os dados para o seu imposto de renda. Caso sua declaração contenha algum erro, certifique-se de corrigi-lo com uma retificação em até 30 dias após o encerramento do prazo de transmissão.

A Caixa Econômica Federal não aceita retificações após esse período. Caso você perca o prazo, a retificação é desconsiderada e o que irá valer para comprovar sua renda serão as informações apresentadas na declaração original.

Não esqueça nenhum documento

Para utilizar a declaração do IR2020 como comprovante de renda você precisa apresentar: a declaração, o recibo da transmissão e, se for o caso, a retificação. Além disso, é preciso demonstrar movimentação bancária que seja compatível com o valor de renda declarado.

A falta de qualquer um destes documentos pode impedir o uso da declaração como comprovante de renda.

Consulte seu banco

A Caixa Econômica Federal é um dos bancos que aceita a declaração do IR2020 como comprovante de renda. Caso o financiamento do seu imóvel seja feito por outra instituição bancária, consulte antes se eles aceitam esse documento.

Em alguns casos, o imposto de renda é utilizado apenas como um documento auxiliar. Para quem trabalha com registro em carteira, por exemplo, a renda que conta é a do holerite. A declaração pode entrar para compor renda extra e melhorar as condições do financiamento.

Leão Transparente

 

A declaração de imposto de renda abre muitas portas para quem está tentando conquistar um novo lar. Quem não possui renda formal consegue comprovar renda e quem trabalha registrado pode conseguir melhorar seu potencial de compra.

Então não perca o prazo e faça já sua declaração!

 

3 comentários sobre “Saiba como usar o Imposto de Renda 2020 no financiamento de imóveis

  1. Bom dia. De quanto deve ser minha declaração para comprovação de renda pra imóvel, no caso autônomo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s