Você chegou à fase final da compra. Agora, tudo o que falta são as últimas análises para garantir que todos os documentos e informações estão corretas. Fazer os últimos ajustes na negociação e assinar o contrato final do financiamento.
Essa é a etapa mais burocrática de todas, mas a boa notícia é que o cliente não precisa se incomodar muito com isso. Afinal, quem organiza tudo é o correspondente bancário e quem analisa é o banco. O comprador apenas confirma as condições e assina a papelada.
Sem mais delongas, veja o que acontece depois da assinatura dos formulários e conheça as etapas para finalizar a contratação do financiamento imobiliário!
Aguarde a conformidade
Depois de coletar a assinatura do cliente nos formulários iniciais e fazer as cópias dos seus documentos originais o correspondente cria um dossiê. Trata-se de uma pasta com todas as informações necessárias para a contratação do financiamento.
Esse dossiê é encaminhado ao banco para que seja feita a conformidade. Neste processo, um analista interno do banco confronta as informações utilizadas no processo com a documentação apresentada.
Ele ainda confere os dados do proprietário e do imóvel, além de confirmar que todos os critérios do financiamento estão sendo cumpridos. Este processo evita fraudes, além de garantir a segurança do cliente e do proprietário no processo.
Caso alguma inconformidade seja acusada, o correspondente irá revisar a etapa que apresentou problemas. Ele informará o cliente sobre qualquer alteração no processo e dará orientações sobre como resolver a questão para garantir a continuidade da contratação.
Agende a entrevista com o banco
Assim que a conformidade for confirmada pelo banco o processo pode continuar. Nesta próxima etapa, a própria instituição financeira entra em contato com o cliente para marcar uma entrevista presencial.
O cliente deverá comparecer a agência responsável pelo seu financiamento e levar os documentos originais. Um agente do setor habitacional irá conduzir a entrevista para fazer uma última checagem de informações.
Neste momento, serão discutidos os últimos acertos quanto às condições de pagamento, taxas e a abertura da conta. É também uma oportunidade para o cliente negociar condições diretamente com o banco e tirar dúvidas sobre o financiamento com um agente interno.
Assine o contrato
Depois da entrevista com o banco, o processo volta para o correspondente bancário. Ele recebe a minuta, uma versão preliminar no contrato que será atualizada com os dados dos interessados e condições discutidas na entrevista.
Esse documento também será preenchido com a descrição do imóvel que está sendo adquirido para garantir a entrega conforme o combinado. Por fim, o cliente deverá comparecer para assinar o contrato final e, pronto, financiamento contratado!
Quite a entrada e a documentação
Depois que o financiamento é formalizado, o ITBI é liberado para pagamento. Esse é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis que permite a emissão do Registro do Imóvel. Este documento garante a passagem do imóvel do proprietário atual para o comprador.
Aproximadamente 30 dias após a emissão do Registro, os recursos do financiamento são liberados. Isso significa que o proprietário receberá o valor do imóvel e estará apto a disponibilizar as chaves para o comprador.
Caso ainda haja alguma pendência quanto a documentação ou rente algum valor da entrada pendente para pagamento, esse é o momento para quitá-las. Do contrário, pode haver atrasos na entrega das chaves.
Comece a pagar o financiamento
A primeira parcela do financiamento vence, em média, 30 dias após a assinatura do contrato com o correspondente. O tempo de pagamento médio no programa Minha Casa Minha Vida é de 360 meses ou 30 anos.
Tanto o valor da parcela quanto o tempo de pagamento são discutidos antes da assinatura do contrato. Por outro lado, algumas condições podem mudar ao longo do tempo para beneficiar o cliente reduzindo o tempo até a quitação.
Ao longo dos anos, o cliente pode utilizar o FGTS ou outros recursos para abater o saldo devedor, diminuindo a quantidade ou valor das parcelas. Por isso, poucas pessoas utilizam todos os 360 meses para quitar seu imóvel.
Chegou até aqui, mas ainda não conseguiu comprar o seu imóvel? Não se sinta mal, a maioria das pessoas não consegue na primeira tentativa. Confira o infográfico para ver quais erros podem estar impedindo a realização do seu sonho!