O que vale mais à pena: financiamento ou consórcio imobiliário?

Existem duas opções financeiras para comprar o seu novo imóvel. O financiamento ou o consórcio imobiliário. O primeiro é um empréstimo bancário e o segundo funciona como uma poupança coletiva.

Ambos oferecem condições facilitadas para que o cliente consiga adquirir um imóvel sem pesar no bolso. Por outro lado, essas duas formas de pagamentos são bem diferentes entre si e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Não sabe qual escolher? Confira quais são os benefícios de cada modalidade na continuação da matéria e descubra o que vale mais a pena: financiamento ou consórcio!

Pontos positivos do financiamento

O financiamento imobiliário é a escolha da maioria dos compradores. Ele a aquisição do imóvel de maneira imediata. Basta o cliente estar em conforme com as regras estipuladas pelo banco para ter o crédito aprovado e liberado para compra.

Essa opção de compra também é mais segura, pois o banco estipula prazos e parcelas condizentes com a realidade financeira do cliente. Sendo assim, a chance de cair em inadimplência diminui bastante.

Outra grande vantagem do financiamento, no caso de quem participa da modalidade Minha Casa Minha Vida, é o subsídio. Esse programa oferece descontos ao comprador e ainda inclui a documentação no próprio financiamento para não pesar no bolso do consumidor.

Pontos positivos do consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é a opção procurada por quem não consegue financiar seu imóvel ou não tem pressa de comprar. Ele oferece uma série de vantagens, como ausência de entrada e de taxas de juros.

Sua característica mais interessante, no entanto, é que ele funciona como uma poupança coletiva. Conforme o valor vai se acumulando com a contribuição mensal de todos os membros, o crédito vai sendo liberado para alguns por vez.

Ele também é muito fácil de contratar e uma opção vantajosa para quem não consegue poupar sem ter um compromisso financeiro. Além disso, o valor das parcelas e o tempo de pagamento são decididos pelo cliente no momento da contratação.

Afinal, qual é o mais vantajoso?

Para decidir entre o financiamento e o consórcio você deve, primeiro, analisar o seu perfil de comprador. Quem tem pressa em adquirir um imóvel e quer se mudar rápido, por exemplo, faz um péssimo negócio ao escolher um consórcio.

Por outro lado, para quem está apenas pesquisando e ainda não tem certeza do que quer o consórcio funciona perfeitamente. Você vai pagando aos poucos, no seu ritmo e tem bastante tempo para agendar visitas e fazer uma boa escolha.

Tanto o financiamento quanto o consórcio são opções vantajosas para quem sabe o que quer e o precisa. Então descubra quais são as suas prioridades ao comprar um imóvel e faça sua escolha com muito mais tranquilidade!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s