Existem duas opções financeiras para comprar o seu novo imóvel. O financiamento ou o consórcio imobiliário. O primeiro é um empréstimo bancário e o segundo funciona como uma poupança coletiva.
Ambos oferecem condições facilitadas para que o cliente consiga adquirir um imóvel sem pesar no bolso. Por outro lado, essas duas formas de pagamentos são bem diferentes entre si e cada uma tem suas vantagens e desvantagens.
Não sabe qual escolher? Confira quais são os benefícios de cada modalidade na continuação da matéria e descubra o que vale mais a pena: financiamento ou consórcio!
Pontos positivos do financiamento
O financiamento imobiliário é a escolha da maioria dos compradores. Ele a aquisição do imóvel de maneira imediata. Basta o cliente estar em conforme com as regras estipuladas pelo banco para ter o crédito aprovado e liberado para compra.
Essa opção de compra também é mais segura, pois o banco estipula prazos e parcelas condizentes com a realidade financeira do cliente. Sendo assim, a chance de cair em inadimplência diminui bastante.
Outra grande vantagem do financiamento, no caso de quem participa da modalidade Minha Casa Minha Vida, é o subsídio. Esse programa oferece descontos ao comprador e ainda inclui a documentação no próprio financiamento para não pesar no bolso do consumidor.
Pontos positivos do consórcio imobiliário
O consórcio imobiliário é a opção procurada por quem não consegue financiar seu imóvel ou não tem pressa de comprar. Ele oferece uma série de vantagens, como ausência de entrada e de taxas de juros.
Sua característica mais interessante, no entanto, é que ele funciona como uma poupança coletiva. Conforme o valor vai se acumulando com a contribuição mensal de todos os membros, o crédito vai sendo liberado para alguns por vez.
Ele também é muito fácil de contratar e uma opção vantajosa para quem não consegue poupar sem ter um compromisso financeiro. Além disso, o valor das parcelas e o tempo de pagamento são decididos pelo cliente no momento da contratação.
Afinal, qual é o mais vantajoso?
Para decidir entre o financiamento e o consórcio você deve, primeiro, analisar o seu perfil de comprador. Quem tem pressa em adquirir um imóvel e quer se mudar rápido, por exemplo, faz um péssimo negócio ao escolher um consórcio.
Por outro lado, para quem está apenas pesquisando e ainda não tem certeza do que quer o consórcio funciona perfeitamente. Você vai pagando aos poucos, no seu ritmo e tem bastante tempo para agendar visitas e fazer uma boa escolha.
Tanto o financiamento quanto o consórcio são opções vantajosas para quem sabe o que quer e o precisa. Então descubra quais são as suas prioridades ao comprar um imóvel e faça sua escolha com muito mais tranquilidade!