Valor da parcela: entenda como é calculada a parcela no financiamento imobiliário

As perguntas que nós mais recebemos dos nossos clientes são “qual é o valor da entrada?” e “qual é o valor da parcela?”. E isso faz todo sentido, afinal, quem vai investir na compra de um imóvel precisa saber logo o quanto terá que desembolsar.

O problema é que não é tão simples calcular os valores no financiamento imobiliário. Primeiro, porque não existe um preço fixo, o valor da parcela é diferente para cada cliente por uma série de motivos. Além disso, também é preciso considerar o valor do imóvel e as condições de financiamento em cada caso.

Mas para que você não fique perdido e entenda melhor como é feito o cálculo do valor da parcela no financiamento de imóveis nós preparamos essa matéria. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

O que é o valor da parcela?

O valor do financiamento imobiliário é dividido em duas partes: a entrada e as parcelas. Na maioria dos casos, o banco financia 80% do valor do imóvel. Sendo assim, o cliente deve pagar os outros 20% à vista. É isso que chamamos de entrada.

Os outros 80% compreendem o saldo devedor, aquilo que falta para o cliente quitar seu imóvel. Esse valor é distribuído ao longo de, no máximo, 360 meses ou 30 anos. Este é o valor da parcela no financiamento de imóveis.

INFO1

Como é calculado o valor da parcela?

Se a parcela é o saldo devedor divido pelo tempo de pagamento, então é só dividir um pelo outro para descobrir o valor, certo? Errado! É aí que muita gente se perde, porque não é apenas o valor do imóvel que interfere no valor da parcela.

Um dos critérios que mais impactam no valor mensal pago pelo comprador é uma regra do banco para diminuir o risco de inadimplência. A parcela do financiamento não pode comprometer mais do que 30% da renda bruta familiar.

Há ainda os juros do financiamento que estão embutidos no valor da parcela. O histórico financeiro do cliente também conta, ter um bom Score, por exemplo, pode lhe garantir uma parcela maior, enquanto restrições bloqueiam a possibilidade de financiar.

INFO2

Como diminuir o valor da parcela no financiamento?

Há duas saídas que podem ajudá-lo a encaixar uma parcela menor no seu financiamento. A primeira delas é escolher um imóvel de menor valor. Procure na região metropolitana ou em bairros mais afastados do centro para não perder qualidade e ainda assim pagar mais barato.

Outra opção é oferecer um valor maior de entrada para diminuir o saldo devedor e, consequentemente, o valor da parcela. Tente negociar o seu carro ou imóvel com o proprietário como parte do negócio para aliviar o saldo do financiamento.

Você também pode encontrar maneiras de juntar dinheiro para oferecer uma entrada maior. Isso pode atrasar um pouco a compra do imóvel, mas melhorar bastante as condições de pagamento no longo prazo.

INFO3

Como conseguir melhores condições na parcela do financiamento?

O cliente pode influenciar alguns dos critérios analisados pelo banco na hora de determinar o valor da parcela para conseguir condições melhores no pagamento. Veja alguns exemplos do que você pode fazer:

  • Tipo de Renda: priorize apresentar comprovantes de renda fixa com carteira assinada. Quanto maior for a renda informal, menor é o valor da parcela liberada pelo banco. Isso pode parecer uma vantagem, mas parcelas muito baixas impedem que você consiga financiar todo o valor que precisa para comprar o imóvel.
  • Renda Bruta Familiar: adicione pessoas ao financiamento para aumentar a renda total e conseguir mais flexibilidade no valor da parcela. A única regra é que ninguém tenha restrição e nem seja uma pessoa idosa, pois isso também pode bloquear o financiamento.
  • Score: quanto maior o seu score melhores são as condições de financiamento, pois o banco entende que você é um bom pagador. Mantenha hábitos financeiros saudáveis para aumentar seu Score e conseguir esses benefícios.
  • Tipo do Imóvel: imóveis novos ou na planta sempre oferecem melhores condições de compra do que os usados. Além disso, apartamentos costumam ter valores mais atrativos e condições facilitadas em comparação com casas e sobrados.

INFO4

 

Já está entendendo tudo sobre valor da parcela no financiamento de imóveis? Então confira esse post e saiba mais sobre o valor da entrada!

3 comentários sobre “Valor da parcela: entenda como é calculada a parcela no financiamento imobiliário

Deixe um comentário